quarta-feira, 2 de junho de 2010

Universidade Corporativa

Para Eboli (2004, p.48) define-se Universidade Corporativa como um sistema de desenvolvimento de pessoas pautado pela gestão de pessoas por competências.
Teixeira (2001, p.33) vê a Universidade Corporativa como um grupo que oferece a seus funcionários, clientes e fornecedores um ambiente moderno, sistemático e agilizador de seus esforços de aprendizagem e desenvolvimento.
Alpersdt (2007) explica que, na expressão "universidade corporativa", o uso do termo "corporativo" significa que a universidade é vinculada a uma corporação e que serviços educacionais não constituem seu principal objetivo. Já o termo "universidade" não deve ser entendido dentro do contexto do sistema de ensino superior, no qual designa a educação de estudantes e o desenvolvimento de pesquisa em várias áreas do conhecimento, uma vez que "universidade corporativa" oferece instrução específica, sempre relacionada à área de negócio da própria organização.
De acordo com essas definições, pode-se dizer que Universidade Corporativa é uma organização que tem por finalidade principal desenvolver, armazenar e transmitir, através de diferentes modalidades de aprendizagem, o conhecimento necessário e específico de cada função para o constante sucesso das organizações, procurando diversos meios de desenvolver e estimular as qualificações competências, habilidades e atitudes individuais e grupal. Para tal, é necessário o apoio de algumas instituições especializadas em aprendizagem, como profissionais de treinamentos, pedagogos, consultores e instituições de ensino superior.
Deste modo, a Universidade Corporativa constitui-se como um verdadeiro laboratório de aprendizagem, no qual deverá haver investimento maciço nas várias metodologias de aprendizagem, como aulas presenciais e semi-presenciais com o máximo de aproveitamento dos meios tecnológicos, como aplicação de cursos à distância (seja por TV Educativa, teleconferências, sala de aula virtual e outras tecnologias), ou seja, deverá otimizar ao máximo os recursos tecnológicos para que se cumpra de maneira efetiva os objetivos das diversas modalidades de aprendizagem onde o pedagogo aplica e direciona as ações de desenvolvimento voltadas para os empregados da empresa.
A universidade corporativa se diferencia de um simples treinamento interno por possuir múltiplas escolhas em cursos e em programas para funcionários e colaboradores, dentre eles: workshops, programas de imersão, palestras, cursos em várias modalidades, projetos sociais, entre outros.
Essa ênfase que se tem dado à educação para o trabalho remete a uma nova visão e a um novo padrão de relação trabalho/educação no atual modelo econômico de produção capitalista neoliberal. Neste caso, o papel que concerne à escola e às demais instâncias de formação do trabalhador é o de fomentar, da forma mais eficiente possível, os mecanismos que possibilitem a inserção e a permanência no mundo do trabalho, numa perspectiva que nega a autonomia e produz a adaptação. (RAMOS, 2001)

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