sábado, 22 de maio de 2010

Atuação do Pedagogo Empresarial e suas contribuições

No contexto brasileiro, a formação do Pedagogo Empresarial surgiu vinculada à idéia da necessidade de preparação e formação dos Recursos Humanos nas empresas. O desenvolvimento dos recursos humanos é o fator essencial para o êxito empresarial.

De acordo com Almeida (2006, p. 130),

“A atuação do profissional de pedagogia nas organizações será importante e positiva na medida em que elas não estejam visualizando apenas a manutenção de políticas de RH clientelistas, mas sim estejam preocupadas com o desenvolvimento humano de forma efetiva voltadas para a potencialização da inteligência de cada um individualmente e da organização como um todo”.

No contexto atual, é indispensável no interior das empresas a inserção do pedagogo empresarial, o mesmo conhecimentos especializados em educação, organização, planejamento, avaliação, seleção, recrutamento desenvolvimento e treinamento de funcionários. Então, a educação tem grande importância na reestruturação do mundo do trabalho, no espaço produtivo, faz-se necessário que o profissional da educação, dotado de bases teóricas e metodológicas sólidas, assuma um espaço e forma efetiva no interior das empresas
(ALMEIDA, 2006).

A atuação do pedagogo empresarial precisa acontecer de forma relacionada e cooperativa a outros profissionais de gestão, ele não pode trabalhar sozinho, isolado como se não entendesse nada de empresa. Trabalhando em parcerias, é possível desenvolver e efetivar planos, projetos e ações que visem à melhoria de atuação dos colaboradores, bem como o aumento da produtividade e da lucratividade.

Conforme afirma Almeida (2006, p.7), “O Pedagogo Empresarial tem o domínio de conhecimentos, técnicas e práticas que, somadas à experiência dos profissionais de outras áreas, constituem instrumentos importantes para a atuação na gestão de pessoas”.

Portanto, a educação representa condições básicas para o desenvolvimento da humanidade e assume grande relevância na reestruturação do mundo do trabalho. Então, o trabalho do pedagogo empresarial contribui significativamente com os processos de produção, desenvolvimento pessoal e intelectual, visando à qualidade de vida e o maior objetivo das organizações; o aumento da lucratividade.

No entanto, a gestão de pessoas é hoje um dos principais focos de atenção dos líderes das organizações. O processo de modernização das organizações eliminou significativamente, as barreiras entre os mercados e o acesso às tecnologias de administração, produção e comercialização, tornando o capital humano um dos grandes diferenciais competitivos. Assim, é necessário garantir que os funcionários estejam em número suficiente,bem treinados, preparados, motivados e comprometidos com os propósitos da organização.

Portanto, ficou claro no decorrer do texto, que não existe para o pedagogo uma função ou um cargo específico. O pedagogo empresarial é mediador da multiplicidade de possibilidades que visam ao crescimento pessoal e empresarial. O pedagogo precisa ter discernimento necessário para atuar e desenvolver suas habilidades, competências de acordo com a realidade de cada contexto que vai atuar. Sempre tendo sensibilidade para atender aos anseios dos indivíduos e das organizações, sendo assim, esse caminho desenvolve o crescimento pessoal e profissional de forma contínua e permanente.

Veja mais no site http://web03.unicentro.br/especializacao/Revista_Pos/P%C3%A1ginas/3%20Edi%C3%A7%C3%A3o/Humanas/PDF/27-Ed3_CH-PedagogoIns.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário